KIEV (Reuters) – A liderança da Ucrânia decidirá seus próximos passos para as negociações de paz na Turquia assim que houver clareza sobre a participação do presidente russo, Vladimir Putin, disse uma fonte diplomática ucraniana à Reuters nesta quarta-feira.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, desafiou Putin a participar pessoalmente das negociações planejadas na Turquia na quinta-feira. Se Putin concordar em participar, seria a primeira reunião entre os líderes dos dois países em guerra desde dezembro de 2019.
“Tudo dependerá do fato de Putin ter medo de ir a Istambul ou não. Com base em sua resposta, a liderança ucraniana decidirá sobre os próximos passos”, afirmou a fonte diplomática.
O Kremlin disse na quarta-feira que uma delegação russa estaria em Istambul na quinta-feira para possíveis conversas com a Ucrânia, mas não revelou quem estará lá do lado de Moscou e não esclareceu se Putin iria.
A última vez que houve conversas diretas entre negociadores ucranianos e russos foi em Istambul, em março de 2022, nas primeiras semanas da invasão russa.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que poderia visitar a Turquia para as negociações como parte de sua viagem ao Oriente Médio nesta semana, mas que não sabia se Putin apareceria.
Zelenskiy tem afirmado que sua prioridade é garantir um cessar-fogo incondicional de 30 dias.
(Reportagem de Tom Balmforth)