Golo de Mabululu eleito o melhor de 2024 em África

Luanda – O golo apontado pelo avançado angolano Mabululu na vitória de 3-0 diante da Namíbia, no Campeonato Africano das Nações (CAN), decorrido em Janeiro do corrente ano, na Côte d´Ivoire, foi hoje eleito como o melhor de 2024 em Àfrica.

O anúncio foi feito na gala de premiação dos melhores de África, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) em Marraquexe, Marrocos.

Ausente da premiação, Mabululu foi representado pelo novo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, que este ano rendeu no cargo Artur Almeida e Silva, no pleito, para o quadriénio 2024/2028.

O atacante angolano, uma das melhores unidades da Selecção Nacional (Palancas Negras), bateu na concorrência Aboubakary Koita, da Mauritânia, Denis Omedi (da liga ugandesa), Ibrahim Adel (Egipto), Kevin Pina (Cabo Verde), Nene Dorgeles (Mali), Saïd Benrahma (Argélia) e Sébastien Haller (Côte d’Ivoire).

O jogador nasceu a 1 de Junho de 1992, e deu os primeiros passos no futebol profissional no Progresso Associação Sambizanga (PAS), em 2011, passando depois por clubes como Petro de Luanda, Libolo, ASA, Domant FC do Bengo e 1º de Agosto.

A nível internacional, Mabulululu já vestiu as camisolas do egípcio Ittihad Alex, na temporada 2021/22, e agora assinou pelo Al-Ahli SC (Tripoli), na Líbia, com a transferência avaliada em mais de 1.3 milhões de euros.

O avançado do Al Ahly Tripoli destacou-se como o único representante de Angola a conquistar um troféu desportivo em 2024, um feito que fortalece a crença numa “nova era” para o desporto no país e reacende uma esperança há muito adormecida na sociedade angolana no que diz respeito ao futebol.

Nas suas redes sociais, o craque angolano reagiu ao prémio agradecendo à nação por ter votado incansavelmente. “Esse troféu é vosso, família angolana. Muito obrigado de coração a todos os que votaram em mim. Estou sem palavras”, escreveu o jogador.

A edição de 2024 dos Prémios CAF esteve distribuída em 17 categorias, entre masculino e feminino: Jogador do Ano, Treinador Masculino, Treinadora Feminino do Ano, Jogador Interclube, Jovem Jogador, Selecção Masculina, Feminina, Clube Masculino do Ano, Feminino do Ano, CAF/FIFPro África Melhor XI (Masculino), CAF/FIFPro África Melhor XI (Feminino) e por último, Golo do Ano.

Criados pela Confederação Africana de Futebol, os Prémios CAF visam reconhecer desempenhos excepcionais no futebol africano. Os prémios celebram os melhores talentos entre jogadores, treinadores e equipas masculinas e femininas, em diferentes categorias do desporto.

ANGOP

Compartilhe:

ACNOA aprova condições de Angola para acolher Jogos da Juventude
Angola e os Emirados Árabes Unidos assinam termos para parceria económica

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed